HIGIENIZAÇÃO


ENTENDA A RELAÇÃO COM A DIETA ENTERAL

    A higienização inadequada das mãos pode levar à contaminação da dieta, o que irá agravar o quadro clínico do paciente e gerar um atraso de sua recuperação.

    Uma higiene não adequada das mãos ou dispositivos utilizados na administração da dieta enteral, podem levar à contaminação da dieta, resultando em infecções que podem levar a graves complicações.

- A contaminação da dieta com vírus e bactérias, causadoras de gastroenterites, pode levar a sintomas como vômitos, diarreia, dor e distensão abdominal e desidratação.
- A presença dessas bactérias patogênicas que causam diarreia, leva a um desequilíbrio na microbiota intestinal, podendo gerar problemas na absorção de nutrientes e agravar o estado nutricional do paciente.
- A infusão de uma dieta contaminada pode aumentar o risco de sepse, uma infecção grave que se espalha pela corrente sanguínea podendo levar a complicações potencialmente fatais.

⚠ Sendo assim, todo cuidado com higiene é necessário para evitar o agravamento do quadro clínico do paciente e o atraso de sua recuperação.


Comentários