ADMINISTRAÇÃO CONTÍNUA X INTERMITENTE 

    As dietas enterais podem ser administrada de forma intermitente ou contínua, de acordo com a tolerância digestiva do paciente.
    A forma intermitente é mais parecida com a alimentação habitual, ela consiste em administrar cerca de 250 ml de dieta enteral de 5 à 8 vezes ao dia*. O volume de cada etapa deverá ser proposto em função do volume total no dia e da tolerância digestiva do paciente.

                                       

A ADMINISTRAÇÃO INTERMITENTE PODE SER REALIZADA DE 02 MANEIRAS:

1. Bolus
        
- Administração da dieta enteral com o auxílio de uma seringa de 50 ml. 
- Método que deve ser utilizado com muito rigor para evitar transtornos digestivos devido a uma administração rápida demais. 
Procedimento: aspirar a dieta com a seringa; conectar a seringa na sonda. Lentamente empurrar o êmbolo da seringa, para que aos poucos a dieta seja infundida. Não ultrapassar 20 ml por minuto;
 - Após a administração de cada etapa da dieta enteral, aspirar 20 ml de água com a seringa e injetar na sonda para lavá-la

2. Gravitacional

- Administração da dieta em frasco por gotejamento, suspenso em suporte. Permite uma utilização mais lenta que o bolus e muitas vezes é melhor tolerada.
Procedimento: conectar o equipo ao frasco plástico descartável ou diretamente no frasco da dieta (se for o sistema fechado). A pinça do equipo deve estar fechada.
- Abrir a pinça para permitir que o líquido escorra até o outro extremo do equipo, fechar a pinça, conectar o extremo do equipo na sonda e regular a velocidade de administração com o equipo. Deve ser administrado no mínimo em 01 h.

ADMINISTRAÇÃO CONTÍNUA

    A forma contínua consiste numa administração por gotejamento contínuo com bomba de infusão. A dieta pode ser administrada em períodos de 12 a 24 horas em função da necessidade do paciente. Procedimento: conectar o equipo da bomba com a pinça fechada ao frasco da dieta enteral. Suspender o frasco pelo menos 60 cm acima da cabeça do paciente.
- Abrir a pinça para permitir que a dieta corra até o outro extremo do equipo. Fechar a pinça. Colocar o equipo na bomba de infusão e seguir as instruções corretas de cada bomba.
- Conectar o extremo do equipo à sonda e regular a velocidade de administração da dieta enteral. Abrir a pinça do equipo e iniciar a infusão.

Comentários