TERAPIA NUTRICIONAL EM CRIANÇAS


    A dieta enteral exige preparo emocional para a criança e também para a família. Dessa forma, ambos poderão enfrentar melhor as situações delicadas, como as festinhas infantis ou almoços de família.

    Seja sensível ao que a criança está se sentindo, para que ela se sinta mais confortável. Saiba como dar explicações rápidas, pois outras crianças ou até mesmo adultos vão perguntar sobre a dieta enteral. Boa saída é simplesmente falar que a criança precisa de ajuda para comer, e que algumas ferramentas, como a sonda, são necessárias para isso.

    Também é indicado procurar apoio psicológico com um profissional especializado. Participar de grupos e conversar com outros pais que estão na mesma situação também pode ajudar. O importante é buscar ajuda.

    Estabelecer uma rotina com a criança também ajuda a adaptação a caminhar mais rápido. Além disso, não hesite em fazer perguntas à equipe médica. Quanto melhor você entender a situação, mais confiança terá para cuidar da criança

    QUANDO A TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL É NECESSÁRIA EM CRIANÇAS? 

PROBLEMAS NA DEGLUTIÇÃO: Por questões de saúde, como em alguns casos neurológicos, malformações e até mesmo distúrbios motores, algumas crianças podem apresentar dificuldades na deglutição. Isso faz com que a alimentação enteral seja necessária, tendo em vista que o processo de deglutir está apresentando dificuldades para a nutrição desses pequenos.

INSUFICIÊNCIA NUTRICIONAL: é quando as crianças não conseguem consumir uma quantidade suficiente de nutrientes e calorias diárias através da alimentação convencional (via oral). 

Esses casos são comuns em pacientes que sofrem de doenças crônicas (câncer, doenças inflamatórias, fibrose, etc) ou até mesmo após passar por um trauma ou em um pós-cirúrgico.

ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO: Existem casos onde algumas crianças apresentam um certo atraso em seu desenvolvimento, o que pode acabar prejudicando o tempo que levam para aprender a comer sozinhas, por exemplo, e haver necessidade de uma intervenção para impedir que o paciente fique desnutrido.

PROBLEMAS DE CRESCIMENTO: Além dos problemas de desenvolvimento, temos também os problemas de crescimento causados por falta de nutrientes no organismo. Crianças pequenas estão em um momento onde o desenvolvimento e crescimento são constantes, mas isso só acontece se eles se alimentam corretamente.

CASOS DE DOENÇAS AGUDAS: Crianças doentes, que sofrem de doenças agudas, também podem necessitar de uma terapia nutricional enteral, afinal, o corpo precisará de nutrientes para ajudar a se recuperar e, em muitos casos, a alimentação convencional não consegue ocorrer adequadamente.

Atenção! A terapia nutricional enteral deve ser prescrita por um médico ou nutricionista, não deve ser ministrada sem necessidade.

Comentários